quarta-feira, setembro 28, 2011

Livro da comunidade

Pessoal, uma certeza eu tenho: Aqui em Suzano, especificamente no meu bairro, onde fundamos um espaço de literatura, eu propus um projeto para esse ano de 2011. Projeto simplesinho, barato, sem custo direto. O fato é que o bagulho deu certo e já consegui verba para publicar o resultado desse primeiro ano.
Trata-se da Comunidade do Conto, que a cada encontro me dá certeza que foi um dos melhores projetos que provoquei por aqui.
Nesta quinta-feira vamos nos reunir para selecionar três contos de cada participante. Esses textos sairão em livro que será lançado em dezembro, junto com um monte de outras produções: CD de Literatura II, revista Trajetória Literária 7, e mais algumas obras. Vai se preparando.

Cultura na Periferia

Salve povo!
Nesta quinta-feira, 29/9 - às 20h, vamos promover uma discussão sobre cultura na periferia/cultura nos bairros. Será no Ponto de Cultura Círculo das Letras e teremos como facilitador o jornalista e secretário de cultura de Suzano, Walmir Pinto.
Anote aí na agenda.
Rua Benjamin Constant, 682
Jd. Revista - Suzano - SP
Tel: (11) 4752-3996 

quarta-feira, setembro 21, 2011

Sábado tem...


Feira de Livros e oficina de poesia movimentam o Jd. Revista


Sábado (24/9) a Associação Cultural Literatura no Brasil realiza duas atividades que prometem movimentar o bairro do Jd. Revista . Trata-se da Feira de Troca de Livros e Gibis e da oficina de poesia "Só misturando pra ver no que dá". Ambas serão realizadas no Ponto de Cultura "Círculo das Letras" localizado na Rua Bandeirantes, 606, no Jd. Revista – Suzano - SP)
A feira é realizada todo último sábado do mês no horário das 10h às 15h, e é um espaço sociável onde o cidadão pode levar seus livros e gibis e trocar por outras publicações do mesmo gênero.
A partir das 13h inicia a oficina de poesia que será ministrada pela escritora e poeta Débora Garcia, e vai até às 15h. A entrada é gratuita para as duas atividades e só tem faixa etária para a oficina que é de 16 anos.
Outras informações sobre o sarau podem ser obtidas pelo telefone (11) 4752-3996 ou no endereço eletrônico: www.literaturanobrasil.blogspot.com



terça-feira, setembro 20, 2011

Conferência em Ferraz

Sábado, pela manhã, participei da Conferência Municipal da Juventude, em Ferraz de Vasconcelos, a pedido do militante Alex Capuano. Minha fala foi dentro do tema Cultura e Juventute. Seguem duas imagens.


Imagens do LiteraturaNossa

Veja agora as imagens do Sarau LiteraturaNossa, que é realizado toda terceira sexta-feira do mês, no Jd. Revista, periferia de Suzano - SP, pela Associação Cultural Literatura no Brasil.



Teve lançamento do novo cordel do Francis "O menino cabrito"

Eu (Sacolinha)

Landy Freitas na apresentação do sarau

Nelson Olavo, o menino paz e amor

Teve até quem tocou Raul


Olha o menino cabrito aí


Prof. Botelho

Adolescente da comunidade chegando no sarau

Mano Cákis

aqui com a participação minha na percussão

segunda-feira, setembro 19, 2011

Saúde, comida e amor!

Vocês que fazem parte desse mundo
que temem a fumaça do motor
percebam que o melhor da vida
é saúde é comida é amor
você tem que estar bem consigo mesmo
prá isso não importa o lugar
pode ser até debaixo desta ponte
ou num palácio lindo em Madagascar
pode ser num planeta bem distante
ou na boléia deste caminhão
tá frio tá tempestade tá chovendo
muito mais triste é a chuva do nosso coração

(André Abujamra e Carneiro Sândalo)

Pessoal, comecei a semana a mil. Mas não se espantem, tenho espaço em minha agenda para as conversas de corredores, padarias, no farol e na esquina. Muitos sabem e outros muitos nem imaginam que sou quase averso às conversas mais pessoais no meio virtual ou telefônico. Por isso esperem tudo de mim, menos apego à internet, só entro aqui para assuntos profissionais, nada mais. Não vou peidar e dizer na net: peidei!
Esses dias, uma conhecida minha ficou muito zangada porque não fico enchendo linguiça nas respostas do e-mail e facebook. E por fim ainda disse pra mim que aquelas seriam as últimas palavras dela comigo.
Sinceramente, fiquei muito aliviado, acho que ela vai conversar comigo só pessoalmente agora. Que bom!
Tem uma personagem minha, do conto "Intolerância" que tem uma fala que saiu da minha boca e cabe muito bem para esse episódio: "O que ela queria, beijinho, sexo e café da manhã na cama?"
Estou dizendo tudo isso não é somente por causa dela, mas por muitos outros que já me questionaram ou falaram por aí: - Pô, o Sacolinha é muito econômico com as palavras nos e-mails.
E vamos às atividades da semana.
Logo abaixo têm as informações da palestra do escritor Alonso Alvarez que está vindo para Suzano na quarta-feira. Estou mobilizando algumas escolas e convidando uma galera. Então, se você tiver filho, irmão, parente ou vizinho, traga-os para esse momento de formação.
Saudações literárias!

Viagem Literária

Alonso Alvarez vem à Suzano

O escritor infanto juvenil Alonso Alvarez fará uma palestra gratuita em Suzano na próxima quarta-feira, 21/9, às 15h, na Biblioteca Pública "Maria Eliza de Azevedo Cintra" (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A visita do escritor faz parte do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria de Cultura em parceria com o governo do Estado. O público que se destina essa palestra é o escolar de 10 a 18 anos, comunidade em geral e público espontâneo.
O projeto dá continuidade ao Trajetória Literária, que é desenvolvido em Suzano e trouxe grandes nomes da literatura ao município, como Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Lins, entre outros.
Durante a palestra, Alonso Alvarez falará de sua trajetória literária e conversará com o público a respeito do livro "O Encanto da Lua Nova".
Para o coordenador literário da Secretaria de Cultura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, essas palestras têm estimulado muitos leitores e escritores suzanenses, além de cumprir com o objetivo principal que é aproximar o público leitor de autores de referência.
A entrada para a atividade é gratuita e não necessita a retirada de convites.

Sobre o autor

Alonso Alvarez nasceu em São Paulo, capital. É escritor infantojuvenil e editor, atualmente à frente da Ficções Editora. Em 1985 criou e fundou a antiga livraria e editora Artepaubrasil, pela qual publicou autores como Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges. Ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial e o Prêmio de Artes Gráficas com a coleção ptyx, com traduções de Poe, Mallarmé, Nicolás Guillén, entre outros, em 1989.  Mesmo ano em que ilustrou o livro infantil A lua no cinema, de Paulo Leminski. Em 2005, lançou a ficção juvenil O encanto da lua nova, obra selecionada para participar do catálogo da 43rd Bologna Children's Book Fair 2006 – selo FNLIJ - Obra Altamente Recomendável / 2006. Ainda em 2011 lançará novo livro juvenil: As horas claras – uma aventura sobre sombras; e novo infantil: Estrelas maduras. Em janeiro de 2012 o autor estreia no teatro com o texto A saga da Bruxa Morgana e a Família Real, com Rosi Campos no papel da bruxa do Castelo Rá-Tim-Bum.

sexta-feira, setembro 16, 2011

Sexta e sábado

Clique aqui para ampliar



Sarau LiteraturaNossa
Literatura, música, cinema, teatro, dança e a comunidade
16/9 - Sexta-feira - 19h30
Ponto de Cultura "Círculo das Letras"
Rua Bandeirantes, 606, Jd. Revista - Suzano - SP
Tel: (11) 4752-3996

segunda-feira, setembro 12, 2011

Resultado Concurso Literário

E sábado nós divulgamos o resultado do 7º Concurso Literário de Suzano - Edição Moacyr Scliar. Pra saber os ganhadores e se você foi um deles, clique aqui.

domingo, setembro 11, 2011

Imagens da Ponte

Veja as fotos da junção dos saraus Pavio da Cultura, Binho e Suburbano, no Sesc Pinheiros, sábado, 10/9.